DEPARTAMENTO INFANTIL DA ÁREA DE JARDIM PAULISTA BAIXO

  • "O senhor Jesus abençoe nossas crianças"!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Como dirigir brincadeiras?


Preparação — Selecione as brincadeiras e separe todo o material necessário para o desenvolvimento de cada uma.


1. Condução. Evite intervalos entre uma brincadeira e outra. Se possível, enquanto uma pessoa desenvolve uma cadeira, outro líder deve estar preparando a seguinte. Comece sempre com uma brincadeira do tipo “quebra-gelo”.


2. Apresentação. Anuncie o nome da brincadeira. Isso ajuda a identificar a atividade, facilitando a compreensão e a participação.


3. Formação. Forme os grupos que participarão e a posição que devem adotar (em círculo, sentados, em filas de frente uma para a outra etc.).


4. Explicação. Explique cada brincadeira. Como inicia, pontuação, término etc.


5. Demonstração. Execute as etapas da atividade, salientando os pontos mais difíceis, para que todos captem a idéia dos passos a seguir.


6. ‘Alguém tem dúvidas?” Faça sempre essa pergunta.


7. O sinal para começar. Deve ser claro e depois de um breve suspense, para criar expectativa.


8. Durante a atividade. As palavras-chave são: controle, motivação, entusiasmo e participação. Apesar de sermos os condutores da brincadeira, deveríamos atuar como quem está se “divertindo como louco” gritando, sorrindo, motivando quem fica para trás.


9. Final Um apito, ou bater palmas seguido de um sinal com o braço levantado e a mão aberta, ou simplesmente um grito bem claro: “Parou!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário