DEPARTAMENTO INFANTIL DA ÁREA DE JARDIM PAULISTA BAIXO

  • "O senhor Jesus abençoe nossas crianças"!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O CULTO INFANTIL


SALA MATERNAL ( até 4 anos)


Essa sala precisa ter cuidados redobrados, pela pouca idade de seus frequentadores. São inteligentes e podem até enganar (no bom sentido), quem estiver tomando conta deles. Por isso segue algumas dicas:

O QUE NÃO FAZER:
· Ficar conversando com pessoas na porta da sala;
· Ficar se entretendo vendo revista ou outra coisa;
· Jogar todos os brinquedos no chão;
· Deixar sempre as crianças brincarem de qualquer coisa e qualquer jeito;
· Contar a história sem ter lido antes, ou estudado algo, os ouvintes são pequenos, mas, sabem quando você está insegura.


O QUE FAZER:
· Sempre chegar primeiro que os pequenos;
· Recebê-los com carinho, mesmo que eles estejam tímidos, envergonhados ou com medo, isso com o tempo passa.
· Só ficar com Crianças de colo se estiver escaladas mais de duas professoras, caso contrário não pegar, ou deixar que o responsável fique na sala com o bebê.
· Deixe eles brincarem, mas, com a sua supervisão: selecione brinquedos em uma parte da sala, para não ficar uma bagunça e você sem controle.
· Enquanto uma pessoa está recebendo as crianças que ainda estão chegando, outra pessoa esta brincando com as que já estão, para que elas saibam que é importante a brincadeira até pra você... Invente brincadeiras em grupos, pois essa idade ocorre bastante intriga por causa de um brinquedo... Dance e pule bastante com elas (você precisa ter um bom condicionamento físico para “tentar” acompanhá-las), pois a dança e movimentos corporais desenvolvem a coordenação motora e psicomotora (psicológica e motora) importante para a saúde psicossocial (a vida na sociedade; a interação com as outras crianças).
· Dê atenção, mostre para cada uma delas que você se importa e faça muitos elogios , reclame e diga NÃO para algo que esteja fazendo errado. NÃO GRITE de maneira nenhuma é falta de educação, de respeito e não adianta. Chame a criança, olhe bem no olhinho dela e diga que não pode, e mostre porque, se você apenas dizer não, ela vai voltar a fazer... você precisa explicar... E pode ter certeza que elas entendem.
· Existe hora pra determinadas coisas, a hora da historia ou a hora da oração, criança nenhuma pode esta com brinquedos ou desenhando... Você precisa explicar o que deve ser feito naquele momento com entusiasmo e seriedade, se a criança perceber qualquer nervosismo ou fizer graça e você rir, ela acha que pode mandar “no pedaço” e fazer o que quiser a hora que quiser.
· Dê a devida importância para as realizações, respostas, tarefinhas, e dúvidas que as crianças podem ter.
· Prepare uma historia simples, com poucos detalhes... e a repetição é fundamental para aprendizagem da criança nessa idade... repita, repita e repita... pergunte e pergunte.
· Faltando alguns minutos para o final do culto, reúna as crianças, todos organizam a sala de aula, guardam os brinquedos e arrumam as bolsas.
· Só entregue cada criança ao seu responsável conhecido por você, nunca entregue a outra criança, nem a desconhecidos.
· Nunca perca seu foco, sempre olhando todos ao mesmo tempo, isso você desenvolve com o tempo a capacidade de atenção, uma dica é fazer com que todos estejam numa parte da sala e nenhum esteja fora do foco.... E outra dica é você se divertir junto com as crianças... é muito bom!!!
· Limpar a sala superficialmente, fechar o armário com a chave, fechar o banheiro e a sala do maternal, não se esqueça de desligar o ar condicionado.
· Qualquer dúvida ligue: Angeline 87776531 ou Janaína 87477208. (Responsáveis pelo culto infantil)

Angeline Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário